Por que os funcionários Brasileiros são mais engajados que os Europeus?


Recentemente o Instituto Gallup nos apresentou os dados da última pesquisa realizada sobre Engajamento no ambiente de trabalho. Essa pesquisa voltou a revelar dados semelhantes aos de 2012 que constataram que os brasileiros apresentam um índice de engajamento maior que outros países europeus e americanos.

Os números apresentados agora dizem que na Europa, por exemplo, 16% dos funcionários são engajados, enquanto no Brasil este número sobe para 29%.

Algumas pessoas demonstram estranhamento e surpresa quando apresento esse resultado, que pra mim, que sou uma brasileira engajada em áreas e causas diversas, parece lógico, por vários motivos.

Um dos fatores que me faz pensar nas razões de termos um índice de engajamento maior que os EUA, Europa e Canadá é o fato de vivermos uma situação econômica precária, em que boa parte desses 29% de profissionais engajados, estejam comprometidos com o seu trabalho porque para muitos o emprego é sim a garantia de ter suas necessidades básicas atendidas.

Precisaríamos ir a fundo na pesquisa para entender essa diferença com relação ao cenário de engajamento mundial. Mas pense comigo, se formos além da motivação pelo atendimento de nossas necessidades básicas, qual é o nosso grande diferencial?

O que faz de nós brasileiros?

O que temos em nossa cultura que provoca em nós um engajamento maior que em outros países e culturas?

Sabemos que Engajamento envolve muitos fatores e entre eles paixão e uma conexão profunda com o papel e a missão que desempenhamos seja no trabalho ou no envolvimento com uma causa.

Seria essa facilidade por se apaixonar que é própria da nossa cultura que faz de nós brasileiros, profissionais mais engajados?

Um aspecto importante a ser levado em consideração nesse cenário em que 29% estão engajados, é que há uma real possibilidade de desenvolvimento, uma vez que temos nas pessoas o maior recurso crescimento de nossas empresas e temos na nossa cultura um potencial para se engajar maior que em outros países pesquisados. As pesquisas também revelam que além da diferença citada entre Brasil e Europa no início desse artigo, se compararmos o cenário da América Latina com Canadá e Estados Unidos, o engajamento também é maior nos países latinos.

Não podemos ignorar que embora tenhamos um índice de engajamento maior, este número ainda é muito baixo e isso tem um profundo impacto nos resultados das empresas e na economia do país. Pois a pesquisa revela que apenas 29% dos brasileiros estão engajados, contra 71% que ainda não sentem esse comprometimento emocional com o trabalho!

Se as pesquisas revelam que funcionários engajados aumentam em 21% a rentabilidade, 17% a produtividade e 20% as vendas. E a mesma pesquisa demonstra que equipes engajadas apresentam uma diminuição de 40% de defeitos nos produtos, tem 70% menos incidentes de Segurança nos funcionários, e quando falamos em estabelecimentos de saúde o número de incidentes de segurança com pacientes diminui em 58%. Já pensou no potencial que temos a ser desenvolvido?

Temos aqui uma grande oportunidade a ser aproveitada por líderes e empresas: Promover um maior engajamento de seus times, e como consequência melhorar indicadores de resultados, utilizando um potencial de engajamento que nos diferencia de outros países desenvolvidos.

#liderança #engajamentodeequipes #engajamento

Aqua Vitae Conexão e Saúde

Av. Santos Dumont - Centro, Florianópolis - SC,

Contatos: (48) 3024-3400

contato@belmattos.com