Metas, Liderança e Resultados


Esta semana, alguns amigos empresários e novos coachees me solicitaram apoio para fazer um plano de ação que viabilize as metas traçadas para 2018. Essa demanda me motivou a compartilhar aqui um pouco da minha experiência.

O primeiro questionamento que costumo fazer em situações assim é verificar se a META está CLARA.

Uma boa dica se você tem dificuldade em estabelecer uma meta é começar pensando num problema que esteja impactando na qualidade da sua vida.

Pode ser na sua Vida pessoal, profissional ou nos resultados da sua empresa.

Qual é o problema que se você não tivesse hoje, tornaria sua vida muito mais fácil?

O primeiro passo é esse: RECONHECER O PROBLEMA

Por exemplo: Falta dinheiro para investir na sua empresa– Este é um problema que muitos empresários têm.

Como estabelecer uma META a partir desse problema?

Uma meta clara poderia ser: Quero aumentar minhas vendas em 15% nos próximos 3 meses.

Percebe que uma META é algo muito claro, algo que pode ser definido com tempo, prazo, e que poderá ser medido?

A partir do momento que você tem uma meta, não é mais um sonho impossível que sua empresa tenha dinheiro sobrando, ou que você consiga atingir aquele resultado que tanto deseja para sua vida pessoal. Porque não estamos mais falando de SONHOS. Estamos falando de Metas!

Por exemplo, uma pessoa que sonha em ser magra age de uma forma bem diferente daquela que tem a meta de emagrecer 10 Kg em 10 meses. Pois uma meta assim definida, poderá ser dividida em submetas e ser mensurada até semanalmente.

Essa verificação semanal do seu progresso , indicando a cada semana 250 gramas a menos no seu peso, é essencial para saber que você está no caminho certo em direção ao seu objetivo.

Da mesma forma, quando falamos em metas profissionais, onde vivemos num ambiente de evolução e mudanças rápidas é muito importante ter indicadores que possibilitem uma alteração de rota, se o caminho escolhido não estiver trazendo os resultados esperados.

Por isso o segundo passo é SABER QUAIS SERÃO OS MARCOS que indicarão que você está no caminho certo.

Se estamos falando de uma meta para 1 ano, o que precisa acontecer em 9 meses para que você tenha a certeza de que atingirá a meta? E em 6 meses? E daqui 90 dias quais serão as evidências que te mostrarão que você é capaz de chegar onde deseja? E o que você poderá comemorar em 30 dias, que te indicará que é realmente possível chegar lá? Comemore cada uma dessas vitórias que mostram que sua meta é viável. E se em algum momento, durante esse percurso você não tiver o que comemorar, faça uma avaliação do processo para tomar atitudes em tempo hábil.

Se a meta envolve uma equipe que você lidera, você precisa ser a pessoa que faz as perguntas difíceis, para ter as respostas necessárias que te levarão aos ajustes de rota.

Após definir a meta e os indicadores que te darão as evidências de que seu objetivo será alcançado, é o momento de dar o terceiro passo: IMPLEMENTAR A ESTRATÉGIA que te levará ao resultado desejado.

E no momento de traçar a estratégia, é essencial que você tenha a clareza de todas as variáveis envolvidas.

E a variável mais importante de todas é saber QUEM além de você estará envolvido na execução das tarefas necessárias para que essa meta realmente se realize.

Faça uma lista de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente no processo e procure reconhecer os talentos que essas pessoas possuem para que suas habilidades sejam amplificadas de tal forma que elas sintam-se internamente motivadas a te ajudar a atingir a sua meta.

Você precisa desenvolver sua capacidade de liderar, considerando a opinião de todas as pessoas envolvidas, com o objetivo de conquistar o engajamento do seu time. Saiba que o debate sobre os processos estimula o comprometimento e a responsabilidade pelo resultado.

Um líder deve agir como um treinador de futebol, ou seja, precisa estar no campo, observando tudo e conhecendo seu time para colocar cada jogador na posição certa e intervir a tempo de garantir a vitória. Um treinador de futebol não fica no escritório analisando contratos. Ele está no campo exercendo seu papel, contribuindo com sua experiência e conhecimento, dando feedbacks em tempo hábil para inclusive poder ganhar de virada. O que é uma vitória deliciosa! Ou não é?

E para ser um bom líder é primordial investir no seu autoconhecimento, para que você tenha a clareza dos momentos em que você poderá ser seu próprio obstáculo em direção ao seu objetivo. Assumir uma atitude de liderança interna é o que te possibilitará liderar outras pessoas.

Uma boa forma de não se sabotar quando você estiver traçando a estratégia que te levará ao objetivo desejado é saber o PORQUE você está lutando por isso. Qual o propósito que está por trás de sua meta?

Existe uma forma bem simples de se chegar ao propósito de uma meta: faça como uma criança, volte à “fase do Por que?” Ela sempre funciona, quer ver?

Vamos pensar naquela meta que falamos lá no início desse artigo:

Quero aumentar as vendas da minha empresa em 15% nos próximos 3 meses.

Por que você precisa aumentar suas vendas em 15% em 3 meses? - Para ter dinheiro pra investir na minha empresa!

Por que sua empresa precisa de dinheiro? -Preciso comprar uma nova máquina que aumentará a capacidade de produção.

Por que você precisa aumentar a produção? -Para atender mais clientes que hoje me procuram e não tenho condições de atender no prazo que eles necessitam.

Por que você precisa atender esses clientes? -Para aumentar minha margem de lucro.

Por que você precisa aumentar seu lucro? -Para poder reformar aquela sala abandonada dentro da empresa que será um espaço de integração e relaxamento da equipe.

É ou não é uma boa motivação? Pensar na equipe confraternizando num espaço divertido e acolhedor dentro da sua empresa, um espaço que possibilite o estreitamento dos laços de amizade, que permita um cochilo depois do almoço, um local onde seu time possa se sentir bem por trabalhar numa empresa que pensa no bem estar das pessoas que contribuem para o seu sucesso.

Um propósito como esse, que traz um benefício para empresa como um todo provoca a motivação necessária para que cada envolvido no processo se comprometa com algo mais significativo. E se você buscar literatura sobre motivação, verá que vivemos numa época em que o ser humano não se motiva por retorno financeiro apenas, cada vez mais precisamos de algo maior que nós mesmos, um propósito que dê um sentido maior a tudo o que fazemos. Esse é um dos fatores mais impactantes se você deseja promover o engajamento de sua equipe.

Sabendo quem está envolvido e qual o propósito que está por trás da sua meta, precisamos desenhar a fórmula para chegar onde desejamos: COMO essa meta será alcançada? É o momento de pensar em todos os detalhes, e é essencial que ao liderar uma equipe, você esteja realmente envolvido, questionando, apontando situações que precisam ser desenvolvidas. E não esqueça de reconhecer as pessoas que executam de forma mais assertiva, valorize as pessoas que contribuem de forma mais impactante para atingir os resultados esperados.

Porém é muito importante nesse momento não recompensar demais resultados de curto prazo, que levem os membros da equipe a assumir riscos desproporcionais que possam prejudicar o objetivo final. Lembre que a meta é ganhar o jogo, e não provocar uma lesão no seu artilheiro nos primeiros 15 minutos de bola em campo. Um verdadeiro líder não está preocupado em controlar seu time, e sim em se conectar com cada membro pois confia nas pessoas que estão com ele.

Resumindo, se você deseja que sua meta seja realmente atingida você precisa:

1- Que a sua meta resolva um problema que esteja impactando na qualidade de sua vida ou na vida de sua empresa.

2- Que a meta seja clara, específica e tenha um prazo para ser alcançada.

3- Estabelecer quais serão os indicadores que te mostrarão que você está no caminho certo, indicadores que se não forem alcançados vão possibilitar os ajustes de rota.

4- Acompanhar e avaliar os resultados de curto prazo, as submetas, que viabilizarão o Sucesso final.

5- Ter a clareza do propósito que está por trás dessa meta, isso dará uma energia extra aos envolvidos no processo.

6- Saber quem estará envolvido direta ou indiretamente, ter as pessoas certas nos lugares certos e liderá-las com sabedoria para que se comprometam realmente com a Meta estabelecida. Uma vez que você tem as pessoas certas, confie nelas para que possam agregar valor durante o processo.

7- Tenha um plano, uma estratégia para chegar lá e esteja junto na execução de cada passo, acompanhando, direcionando, e dando autonomia para que sua equipe se engaje de tal forma, que curta cada etapa da jornada, e sinta-se realmente capaz de vencer o desafio estabelecido em forma de Meta.

Espero ter contribuído com você e sua equipe! E te lanço um desafio, que tal traçar hoje uma meta pessoal que faça com que 2018 seja o seu ano de transformar sonhos em realidade?


Aqua Vitae Conexão e Saúde

Av. Santos Dumont - Centro, Florianópolis - SC,

Contatos: (48) 3024-3400

contato@belmattos.com